Esse post foi sugestão do Akira, locutor da Rádio J-On, por quem eu tenho uma quedinha, tadinho. Apesar de eu não entender muito do assunto, decidi fazer esse post para eu poder me informar e conhecer melhor o assunto.
*Sou uma otaku fake, só pode ser! Eu boio nesses assuntos!*
Antes de J-Metal, vou falar um pouco da J-Music, J-Pop, J-Rock, pra chegar finalmente no assunto. Parece ser enrolado isso, porém esses assuntos estão interligados, e falar de um sem falar de outro é perda de tempo, pois o desentendimento é maior.
J-Music
Como o nome já diz, J-Music quer dizer música japonesa, ou mais especificamente músicas feitas no Japão. Geralmente são cantadas em japonês, mas há casos de terem versos ou estrofes em inglês. A vertente mais popular de J-Music é (de longe) a Anime Songs, ou canções de anime, temas dos mais variados desenhos.
J-Pop
De acordo com a Wikipédia, J-Music é apenas outro nome para J-Pop. Não concordo (?). Não acho que J-Music se restrinja a uma vertente só da música no Japão. Porém esse tipo de conceito é muito pessoal, é como (tentar) descrever as várias vertentes do Socialismo/Comunismo.
J-Pop é a música pop recente do Japão. Geralmente é tema de anime, com a utilização de instrumentos tradicionais e ocidentais. Como o anime, conquistou o mundo e confunde-se com o pop ocidental, porém com suas particularidade. O J-Pop é cantado tanto em japonês como em inglês.
J-Rock
Para falar de J-Metal, preciso dar uma ocidentalizada no assunto. Se para falar de Metal precisamos falar de Rock no ocidente, porque fazer diferente com o J-Rock e o J-Metal? Apesar de não haver muito o que se falar sobre.
O que eu achei sobre é que a principal vertente do J-Rock é o Visual Key, onde o estilo dos músicos interage com o estilo de letra e melodia. A aparência ganha importância no sentido de dar uma primeira impressão sobre a música tocada.
J-Metal
Já que eu enrolei bastante, e enquanto eu escrevia os tópicos anteriores eu procurava alguma coisa sobre, digo que nada encontrei sobre J-Metal. Sério, nos blogs e sites na internet há mais preferência em falar das bandas (que o descrevem por si só) do que a um post de blog como o Cerejuda, heheh.
Para não desanimar quem leu o post até aqui, é melhor eu dar uma descrição decente sobre: o J-Metal nada mais é que o Heavy Metal em estilo japonês, assim como o J-Pop é para a música pop. Bem comum em temas de animes, como Death Note.
E para ouvir tudo isso?
Não citei bandas, nem animes direito porque essa parte não é comigo literalmente. Porém eu recomendo um lugar onde você pode ouvir e se informar (como estou fazendo agora!). A Rádio J-On deixa-te informado no mundo dos animes e j-musics de um jeito bem legal.
Leia também
Eu fui pra Bahia 3º Ato - Já?! - Sobre o Weblogger - Nunca mais Veja isso! - Camiseta do blog? - Frases do mês de Maio - É dico ou é mono? - Beber, cair e levantar! - Prata! E outros tantos bichos… - Que livro véio! -12 Comentários em “Sobre J-Metal”
Que delícia, eu adoro música japonesa, até escrevi sobre esse assunto algum tempo atrás no meu cantigo blog. rs
Eu adoro uma cantora em especial: a Aymi. Acho que é esse o nome dela. Descobri por acaso visitando um blog de um colega que está no Japão há anos.
Adorei o post. Beijos
Não sou muito fã de música japonesa, mas também não digo que não gosto. Até porque tem umas músicas de anime bem bonitinhas, mas se resume a isso para mim, o pouco que ouvi dos outros estilos (nem lembro nome nem nada) não me identifiquei.
Beijoo. :D
Eu vou cantar uma musica japonesa na facul e outra num evento aqui na minha cidade *-*
Quase todo ano eu canto alguma coisinha… Em japones! AMO *-*
Aí lembrei do seu post hehehe
Áh, eu postei a musica do leilao que vc tinha comentaod qndo postei sobre ‘musicas grudentas’
beijoos
Puts, eu achei super interessante o estilo J-metal. Primeiro porque sou fã da musica japonesa, mas acredite, nunca ouvi elas com um som pesadinho.
Ao clicar no botão de enviar o comentário, vou clicar no link jaá já para descobrir o que é!
Um beijo, adorei seu blog :D
Nossa, adoro música japonesa! xD
J-rock e J-metal principalmente *—* são bem diferentes, bom até de ouvir. J-pop, dependendo da música me agrada também, mas tem que agradar mesmo xD
Tá afim de trocar links? xD :*
Aloha!
É verdade, temos que deixar o tempo nos levar!
Obrigada mesmo, também adoro o design do Cerejuda auhauheue.
Sobre o J-Metal, acredita que eu acabei gostando? Só é dificil cantar né, tsc…
Eu também sempre achei que musica japonesa era tema de anime, mas pensei diferente depois do seu post!
Um beijo, aloha :D
O pior é que se fosse algo de semelhante eu ainda ia entender! Mas eu não dou nem um pouco certo x.x’ porque na hora da conversa é tudo um bando de gente fresca aiuhsdiasudhsuai, nada a ver comigo! D:
Acho que é a física que tá valendo…a dos opostos aiusdhsaiudhsa
Tá linkada já! ;)
=****
Eu amo muito musicas japonesas!! tudo de bom!!!!!
beijossss otimo findiiii
hey!
caramba, eu realmente não entendo nada disso,
por isso posso dizer que seu post foi muito útil!
Falando em música, viu o vmb (de onde eu tirei isso?),
eu achei um lixo, fala sério neh! Mas tudo bem…
Vou ver o que eu acho desses estilos de música que vc citou aí em cima,
conhecer e ver se gosta!
Bjos
Mudei de blog, só pra avisar. Link atualizado. :*

Propaganda da rádio, oi? haushaushas brincadeira ^^
Realmente, acho o ‘ritmo’ das musicas atuais no japão tão mesclados entre si que a linha q divide j-pop/rock/metal é pequena e fragil xD
nao da pra falar: essa banda é de rock, essa de metal, essa de pop… as musicas sao mto variadas… uma banda só toca tdos os ritmos praticamente…
mas eu amoo ?
beijoos